20.11.09

Uma Lei para ser respeitada

Reinheitsgebot

Já ouviram falar da Lei da Pureza? A Reinheitsgebot, também chamada Lei da Pureza, é o tipo de lei que realmente deve ser respeitada.
A Reinheitsgebot, surgiu no ano 1516, sendo promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera. Muito provável que ele foi motivado a promulgar a lei devido a um P... mal estar e ressaca, após uma Breja batizada, pois na época era comum os mestres cervejeiros da Baviera inventarem novos "sabores" e qualidades de cervejas com ingredientes como fuligem e cal.
A Lei da Pureza da Cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. O fermento foi incluído mais tarde, pois até o momento não era conhecido.
Um trecho da lei:
"...nós desejamos enfatizar que no futuro em todas as cidades, nos mercados e no país, os únicos ingredientes usados para fabricação da cerveja devem ser cevada, malte e água.
Qualquer um que negligenciar, desrespeitar ou transgredir estas determinações, será punido pelas autoridades da corte que confiscarão tais barris de cerveja, sem falha."



Coisa séria essa lei! Não é como as leis das Repúblicas das Bananas que pra tudo tem um jeitinho!
.

Fatos e fotos:


Duque Guilherme IV da Baviera de ressaca, antes de promulgar a "Lei da Pureza"


Mulher Pura... op's... quero dizer Mulher com água pura.

Um comentário:

  1. Tomei uma.... esses tempos que segue essa lei: Warsteiner...
    Bão também...
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação e continue degustando o nosso blog!